MPT

Noções DT

DIREITO DO TRABALHO

MPT REV

TST COMENTADA

CLT COMPARADA

RESUMO DIREITO DO TRABALHO

ANALISTA

MANUAL REFORMA TRABALHISTA

MONOGRAFIAS

SUMULAS TST

SUMULAS OAB

REVISAÇO OAB

REVISÃO FINAL OAB

REVISAÇO MPT

IMPORTANTE: Alteração nas normas de saúde e segurança do trabalhador



*Normas regulamentadoras*: A CLT delegou à autoridade administrativa (atualmente ao Ministério da Economia) a regulamentação detalhada das normas de saúde e segurança. O Ministério da Economia tem competência para expedir as Normas Regulamentadoras (NR), que regulamentam matérias específicas sobre normas de saúde e segurança. 

*Alteração das Normas Regulamentadoras:* No dia 30/07/2019, o Presidente da República Jair Bolsonaro anunciou a revogação da NR nº 2 e a alteração das NRs nº 1 e 12. As modificações entrarão em vigor em 45 dias. Seguem as principais alterações anunciadas:
 *a) Revogação da NR nº 2:* Essa norma regulamentadora previa a necessidade de inspeção prévia pela fiscalização do trabalho em todo estabelecimento novo, antes que fossem iniciadas suas atividades, para verificar o cumprimento das disposições sobre saúde e segurança do trabalhador. Vale destacar que essa Norma Regulamentadora encontra fundamento de validade no art. 160 da CLT, que prevê a inspeção prévia. Ressalta-se que, atualmente, tramita a MP da Liberdade Sindical e há a proposta de revogação de referido dispositivo da CLT. 
 *b) Alteração da NR nº 1:* A NR nº 1 aborda as disposições gerais sobre as normas regulamentadoras. Nesse sentido, a NR será alterada para permitir que o trabalhador que tiver passado por treinamento em uma empresa, não necessitará passar por novo treinamento quando contratado por outra por um período de 2 anos. Além disso, as micro e pequenas empresas estarão liberadas de elaborar programas de prevenção de riscos ambientas e de controle médico e saúde ocupacional. 
 *c) Alteração da NR nº 12:* Esta NR versa sobre segurança no trabalho em máquinas e equipamentos. De acordo com a modificação, as máquinas devem ser protegidas, mas a forma de proteção levará em conta o estado da técnica e o momento construtivo. A máquina deve ser segura a partir dos recursos que ela dispõe. 

 Assim que as alterações das Normas Regulamentadoras forem publicadas pelo Governo, postarei a íntegra no meu site

CURSO MPT

curso

MP LIBERDADE ECONOMICA