MPT

Noções DT

DIREITO DO TRABALHO

MPT REV

TST COMENTADA

CLT COMPARADA

RESUMO DIREITO DO TRABALHO

ANALISTA

MANUAL REFORMA TRABALHISTA

MONOGRAFIAS

SUMULAS TST

SUMULAS OAB

REVISAÇO OAB

REVISÃO FINAL OAB

REVISAÇO MPT

O salário do trabalhador readaptado pode ser reduzido por norma coletiva?



*- Trabalhador readaptado: O empregado com deficiência física ou mental pode ser readaptado em outra função exercida quando for atestado por órgão previdenciário e participar de programa de reabilitação profissional. Nesse sentido, o trabalhador com deficiência que participe de programa de reabilitação profissional, poderá ser readaptado em nova função da empresa para que possa ingressar novamente no mercado de trabalho. 
- É possível a redução salarial do trabalhador readaptado?: Ainda que passe a exercer suas funções em atividades cuja remuneração seja inferior ao que recebia antes da readaptação, o trabalhador readaptado não pode ter seu salário reduzido pelo empregador, devendo ser mantida a remuneração do cargo que exercia antes da readaptação. 
*- Posso pedir equiparação salarial com um trabalhador readaptado?:* O art. 461, § 4º da CLT veda expressamente que os trabalhadores readaptados sirvam como paradigma em pedidos de equiparação salarial, pois permanecerá com a remuneração que exercia antes da readaptação. 
*- A norma coletiva pode determinar a redução do salário do readaptado?:* No dia 18/03/2019, o TST (Informativo nº 192) decidiu que é inválida a cláusula de norma coletiva que estabelece que o salário na readaptação tenha como parâmetro o valor inicial da nova função a ser exercida, pois pode implicar redução salarial vedada pelo art. 7º, VI, da Constituição Federal. Assim, nem mesmo por acordo ou convenção coletiva de trabalho, é permitida a redução salarial do readaptado para o valor referente à nova função exercida.

CURSO MPT

curso

MP LIBERDADE ECONOMICA