MPT

Noções DT

DIREITO DO TRABALHO

MPT REV

TST COMENTADA

CLT COMPARADA

RESUMO DIREITO DO TRABALHO

ANALISTA

MANUAL REFORMA TRABALHISTA

MONOGRAFIAS

SUMULAS TST

SUMULAS OAB

REVISAÇO OAB

REVISÃO FINAL OAB

REVISAÇO MPT

DECRETO NORMAS SOBRE CONCURSOS PÚBLICOS


- Decreto nº 9.739/2019:* No dia 28/03/2019, foi editado o Decreto nº 9.739/2019 que versa sobre medidas de eficiência organizacional, normas sobre concursos públicos e dispõe sobre o SIORG no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. 

*- Poder Legislativo e Poder Judiciário:* O Decreto não trouxe impactos nas regras para realização de concursos no âmbito do Poder Legislativo, dos Tribunais e do MP que seguirão suas próprias normativas. 

*- Pedido de autorização do concurso público:* O novo Decreto passou a exigir a apresentação de diversos documentos e informações (14 incisos) para que o concurso público seja autorizado. Dentre eles, pode-se destacar a necessidade de apresentação da evolução do quadro de pessoal nos últimos 5 anos, a quantidade de servidores ou empregados cedidos, o nível de adoção da Plataforma Cidadania Digital, a adoção do sistema de processo eletrônico, dentre outros.

*- Competência do Ministro da Economia:* foi delegada a competência para a autorização para concurso público e decisão sobre provimento de cargos que se restringe aos órgãos e às entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. Excepciona-se da regra os cargos da Advocacia Geral da União, de diplomata e de policial federal que serão autorizados, respectivamente, pelo Advogado-Geral da União, pelo Ministro da Relações Exteriores e pelo Diretor-Geral da Polícia Federal. 

*-Vigência das novas regras:* O Decreto entrará em vigor em 1º de junho de 2019.

*- Nomeação de aprovados em concurso público:* O Ministro da Economia poderá autorizar, de forma motivada, a nomeação do quantitativo que ultrapasse até 25% do quantitativo original de vagas. O Decreto anterior permitia a nomeação de até 50% do excedente. 

*- Publicação do edital:* O Decreto 9.739/2019 prevê que o edital deve ser publicado com antecedência mínima de 4 meses de realização da primeira prova. A regulamentação anterior previa o prazo de 60 dias de antecedência. 

CURSO MPT

curso

MP LIBERDADE ECONOMICA